Gerando um enorme impacto visual, escada de vidro escultórica flutua em torno de um mega aquário de 15 metros de altura.
Em janeiro de 2012 o Vidrado divulgou imagens e algumas especificações de uma impressionante escada de vidro em balanço projetada pela equipe de designers e engenheiros estruturais da Diapo, fabricante de escadas com sede em Londres, para uma residência em Gleneagles, na Escócia.
Batizada de Aquarium Gleneagles Glass Stairs, a estrutura se tornou um dos posts sobre escadas de vidro mais visualizado e buscado em nosso blog. O projeto chama a atenção não apenas pelo design limpo e transparente de seus degraus e guarda-corpos de embutir em vidro, mas por circundar um imenso aquário cilíndrico pelos três andares da construção.
A escada foi fabricada a partir de uma estrutura de aço helicoidal (em espiral) e os degraus de vidro foram instalados em balanço, ou seja, fixados apenas em uma de suas extremidades, mantendo a outra lateral do vidro distante apenas 40 mm do aquário, que conta 4 metros de diâmetro e 15 metros de altura.
Cada degrau, com cerca de 1,3 metros de comprimento e pesando cerca de 80 kg, foi embutido 80 mm na estrutura de aço, o suficiente para suportar uma carga de uma tonelada em sua extremidade livre. Para tanto, a Diapo especificou cada degrau com dois vidros de 20 mm temperados e laminados, levando a composição a um total de 40mm de espessura (laminado de 20 mm + 20mm). O resultado é uma escada de vidro escultórica flutuando em torno de um mega aquário, e gerando um impacto visual surpreendente na residência.